segunda-feira, 4 de julho de 2011

PIT - Um falhanço anunciado no combate ao abandono escolar?


CDS e PS juntaram-se na aprovação do novo Estatuto do Aluno. Uma das medidas emblemáticas foi a criação de Planos Individuais de Trabalho para os alunos com excesso de faltas. O objetivo era generoso: impedir o abandono escolar desses alunos e recuperá-los para a escola e para a aprendizagem.
Um ano depois o balanço é esmagador: os PIT não funcionam, aumentam a carga burocrática dos professores e não conseguem recuperar os alunos.
A alternativa aos PIT é criar uma via profissional mais precoce. Esperar que o aluno atinja os 15 anos de idade é demasiado tarde para muitos.
O programa do governo aponta para a criação de um sistema dual, com uma via profissional bem articulada com as empresas, as quais poderão dispor de financiamento para aceitarem jovens em formação no local de trabalho.
A ideia é boa mas só funciona se estiver disponível para alunos com menos de 15 anos de idade.
A via profissional deve ser oferecida à saída do sexto ano de escolaridade. Alunos com negativa nos exames nacionais de português e matemática devem ser encaminhados para a via profissional. Um via aberta. Que permita aos alunos transitarem para a via académica e prosseguir estudos caso mostrem que são capazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário