sábado, 25 de setembro de 2010

A CNPCJR reforça os mecanismos de prevenção primária através de projecto-piloto




Um projecto-piloto de prevenção primária de crianças em risco, envolvendo toda a comunidade, vai arrancar até Outubro, revelou hoje o presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), Armando Leandro.
O projecto foi apresentado hoje em Coimbra a 17 Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de vários pontos do país.

“A intenção é generalizar a todo o país a prevenção primária, levar à interiorização dos direitos das crianças, promover o diagnóstico mais aprofundado das situações e o envolvimento de toda a comunidade”, declarou o responsável aos jornalistas, à margem do encontro.

O juiz conselheiro Armando Leandro disse que o projecto envolverá “algumas Comissões” de várias zonas do país e que serão desenvolvidas acções em escolas, em instituições de saúde e de solidariedade social. O objectivo é “conhecer a realidade de cada concelho relativamente às suas crianças, detectar os factores de risco e de protecção, desenvolver actividades de sensibilização e de formação e se promovam acções que previnam a violação dos direitos das crianças”.

Apesar de uma “certa estabilização dos casos sinalizados”, que se verifica a partir de 2008, no primeiro semestre deste ano verificou-se um “acréscimo pequeno, de algumas centenas” de situações, o que, para Armando Leandro, “não é negativo mas sinal de que a comunidade está mais alerta para a necessidade de protecção da criança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário