quarta-feira, 15 de maio de 2013

Trabalhos realizados no âmbito da campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância


A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albufeira associa-se, desde 2012, na organização de atividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – mês de Abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América desde 1983 e em diversos países europeus, maioritariamente na Europa de Leste, desde o início deste século.  Pretende-se, com esta comemoração, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.

A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual,  negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

Assim sendo, esta  CPCJ solicitou a colaboração dos agrupamentos escolares do concelho, para a realização de atividades no âmbito desta campanha que resultou numa serie de trabalhos magníficos executados por alunos, docentes e pais de algumas escolas. 
Fica aqui o nosso reconhecimento pelos trabalhos elaborados e pelo despertar de consciências que certamente provocou, envolvendo a comunidade de uma forma preventiva. 

Jardim de Infância de Vale Serves:


E.B.1 Vale Pedras: 


Jardim de Infância de Ferreiras: 


E.B.1 de Ferreiras: 


Sem comentários:

Enviar um comentário