quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vai deixar o seu filho numa ama? Seja prudente! (Parte 1)


Quando optar por deixar o seu filho(a) numa ama, certifique-se muito bem primeiro de um conjunto imprescindível de factores que assegurará alguma segurança. Um deles é o espaço onde as crianças ocupam a maior parte do dia.
Recentemente uma assistente social na região de Lisboa, numa acção de averiguação, encontrou à entrada um papagaio que todas as pessoas consideravam "uma simpatia" mas que escondia algo. O pássaro só dizia "palavrões", um léxico que rapidamente verificaram ser aquele que ouvia com a dona. A visita iniciou-se pelo anexo, onde estavam duas crianças a dormir. A assistente pediu-lhe para ver o resto da casa ao que ela, contrariada, acedeu.
Quando abriu a porta do seu quarto, uma criança dormia num berço, com uma rede muito alta que a impedia de sair. Noutras divisões foram encontradas mais crianças a dormir. E, ao fundo, na sala, estava um menino de cinco anos sozinho: - "tinha-se portado mal e ficava naquela espécie de solitária, no escuro."- conta a assistente.
A casa cheirava a mofo e tinha pouca luz porque a ama "não queria que o sol lhe descolorasse a mobília." Entretanto, uma bebe acordou e, em vez de segurar cuidadosamente, a ama agarrou-a pelo braço e num esticão pegou-lhe ao colo. Mesmo em frente à assistente social. Esta ama foi descoberta de forma fortuita. Mas na maioria das vezes há denúncias de pais e de vizinhos por causa do ruído, por verificarem que a casa está sobrelotada ou por suspeitas de maus-tratos ou negligência. Por norma, e face a uma legislação que urge alterar no intuito de responsabilizar criminalmente estas pessoas, estes locais são fechados mas as amas ficam impunes.
Portanto recomendamos que verifique sempre se a ama em questão está devidamente legalizada e se o espaço apresenta as condições adequadas para a permanência do seu filho durante estes largos períodos de tempo.
(CONTINUA)

Óscar Hilário

2 comentários:

  1. Os pais ficam sujeitos a esse tipo de serviço porque não tem opção, muitos pais acabam por largar o trabalho por não ter onde deixar os filhos.
    Em Albufeira não há vagas em lado nenhum, e onde há é caríssimo! A minha filha está escrita na creche há dois anos! Até agora não tem vaga para a menina, talvez quando ela entrar para faculdade alguém me ligue a dizer que já tem vaga.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou ama e o que escreveram aqui está certo. Existem amas reprovaveis mas.............. existem pais que não sabem ser pais nem nunca o vão saber. Eu sempre cuidei de crianças desde os meus 15 anos para ajudar nas despezas de casa e hoje tenho 46 anos e continuo porque É a unica coisa que sei fazer.Fiz formações, cursos e trabalhei com a assistencia social, fui fiscalizada de mes a mes e nunca me cansei de cuidar dos meus "FILHOS"...mas... neste momento tambem tenho algo a dizer. Vi muitos pais irresponsaveis que me deixam as crianças para se divertirem ao seu bel prazer nas festas com amigos e sabe Deus com mais o quê.Ganho 100 euros por cada uma(2) e gasto 100 para alimenta-las. Fico só com 100 e por vezes até por menos nem paga a responsabilidade..não chega a nada e ainda se acham no direito de exigir hipocritamente.Já tive pais aqui na minha casa que me roubaram ouro... joias, Pais que mentem descaradamente, convencidos que a gente nunca descobre a mentira, pais que dizem que os filhos são saudaveis e afinal eles teem doenças contagiosas, pais abusadores dos horarios ( trabalho das 8:00h até às 21:00h da noite de segunda a sabado) e não me pagam mais por isso. Já recebi agressões verbais e fisicas como pagamento e falsos testemunhos prestados à população para me denegrirem o meu bom nome Falam mal das amas, certo?..mas não falam que a gente mete cá na nossa própria casa Pais ladrões chulos aldraboes e abusadores. Acho isso muito mas mesmo muito injusto. Com isto tudo espero que a partir de agora vejam tambem o lado preocupante das amas...pois elas não sabem o que metem em casa e tambem sao humanas, tambem teem a vida delas para viver. Por favor...precisamos muito que deixem da falar mal de nós... por favor, tenham respeito por quem cuida dos vossos filhos que a mim me chama de MAMÂ...Boa noite
    angela ribeiro

    ResponderEliminar