segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma boa notícia... (O planeamento familiar é essencial!)



Gravidez na adolescência desceu de 12% para 4% em 30 anos

A gravidez na adolescência em Portugal baixou de 12 para 4% nos últimos 30 anos, revela um relatório que traça o perfil da saúde sexual e reprodutiva na União Europeia.
O documento, a que a Lusa teve acesso, está a ser ultimado e servirá de base de discussão na sexta-feira, durante os trabalhos de um encontro internacional com especialistas em saúde sexual e reprodutiva, que decorrerá em Lisboa.
O coordenador português do projeto, o ginecologista e obstetra Miguel Oliveira da Silva, explicou à Lusa que neste trabalho são abordadas cinco áreas: Saúde dos adolescentes, contracepção, apoio à maternidade, infertilidade e aborto.
O especialista, que preside actualmente ao Conselho Nacional de Ética das Ciências da Vida (CNECV), considera que, perante os dados obtidos, "Portugal não tem, entre os restantes 26 países da UE, dos piores resultados".
Miguel Oliveira da Silva sublinha a descida da gravidez na adolescência (entre os 15 e os 19 anos) para os 4,3 por cento, em 2009, quando em 1980 se situava nos 12 por cento.
Uma boa notícia que, para Miguel Oliveira da Silva, se deve ao recurso à contracepção.



Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário