segunda-feira, 10 de setembro de 2012

As mãos são para proteger! - Campanha de publicidade contra o castigo físico infantil


Durante o mês de Agosto, um cidadão italiano esteve detido três dias numa prisão sueca, e foi presente a tribunal tendo pago uma "generosa" coima. Motivo:
- deu uma estalada ao seu filho numa das praças mais conhecidas da Suécia. Foi prontamente denunciado por um cidadão local que presenciou o sucedido e reportou-o às autoridades.
Na Suécia, há já alguns anos, é expressamente proibido utilizar a violência física sobre menores, familiares ou não, em espaços públicos e privados. A moldura penal é pesada e a sociedade sueca adaptou-se bem a esta realidade, condenando veementemente quem não o faz.
Obviamente que a mudança de atitudes, neste país, foi cultivada gradualmente e produziu-se através da consciencialização de pais e cidadãos através de spots publicitários como este, da qual se pode ver a versão espanhola, que pretende seguir as mesmas boas práticas instituídas naquele país escandinavo. Portugal deverá também seguir o exemplo (embora já seja considerado crime público falta interiorizar estes comportamentos)...

Óscar Hilário


Sem comentários:

Enviar um comentário