terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

À atenção dos pais e, porque não, dos educadores...


Os pais que estão mais focados na aprendizagem conseguem que os seus filhos tenham melhores notas do que os pais que estão mais preocupados com os resultados, revela um estudo realizado a estudantes portugueses.

O investigador do Instituto Português de Psicologia Aplicada (ISPA) Francisco Peixoto inquiriu cerca de 500 alunos do 9º ano para tentar perceber o impacto da atitude dos pais no rendimento dos alunos.

O estudo sobre as atitudes que os pais têm relativamente ao rendimento académico dividiu os encarregados de educação em dois grupos: os que se preocupam fundamentalmente com os resultados que os filhos têm e os que se centram mais no processo de aprendizagem e menos nas notas.

Os inquéritos revelaram que "as atitudes dos pais têm impacto ao nível da motivação dos adolescentes e dos próprios resultados escolares", contou à Lusa Francisco Peixoto.

“O facto de os pais pressionarem para ter boas notas acaba por ter um efeito contraproducente, porque os resultados normalmente são piores do que quando os pais estão mais preocupados com o processo de ensino da aprendizagem”, disse à Lusa o coordenador do estudo do ISPA. O investigador diz que estas atitudes acabam também por ter reflexos, com “auto-conceitos académicos mais baixos e orientações motivacionais diferentes”.

Normalmente, as atitudes centradas no processo estão mais relacionadas com a motivação intrínseca.“O não estar motivado por qualquer ideia de recompensa ou pela nota que se vai tirar mas pela própria ideia de se aprender em si. As atitudes mais positivas são aquelas que se centram mais nos processos de aprendizagem”, explicou à Lusa. O estudo será apresentado quinta-feira na conferência que se realiza no ISPA sobre “A construção do auto-conceito e da auto-estima na adolescência”.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário