quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Para os interessados é uma oportunidade única para consolidação de conhecimentos na área


15.º Curso de Pós-Graduação em Protecção de Menores - Prof. Doutor F. M. Pereira Coelho

22. Outubro 2011 a 24. Março 2012
Coordenação

Prof. Doutor Guilherme de Oliveira
Mestre Rosa Martins

Direcção Científica

Prof. Doutor Guilherme de Oliveira
Mestre Rosa Martins

DURAÇÃO DO CURSO:
90 horas

HORÁRIO das AULAS
Sábado: Manhã - 10.30 h / 13.00 h; Tarde - 14.30 h / 17.00 h

HABILITAÇÕES:
Qualquer graduação no ensino superior

VAGAS:
60 (30 juristas, 30 não juristas)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
Até 14 de Outubro de 2011, por correio registado ou presencialmente (as inscrições são feitas por ordem de chegada até ao limite de vagas existente)

PROCESSO DE INSCRIÇÃO:
Certificado de habilitações (original ou cópia), curriculum vitae abreviado, 1 foto tipo passe, ficha de inscrição preenchida e pagamento da inscrição de 250 € (cheque passado em nome de Centro de Direito da Família ou transferência bancária para o NIB 0018 0000 3888 4800 00150)

INÍCIO DO CURSO:
22 de Outubro de 2011

FIM DO CURSO:
24 de Março de 2012

PROPINAS:
3 propinas de 250 € (Novembro de 2011, Fevereiro de 2012 e Março de 2012)

CERTIFICADO DE FREQUÊNCIA:
Com o mínimo de 75 % de presenças

DIPLOMA:
Com 75 % de presenças e apresentação de um trabalho escrito (defesa oral facultativa) (propina: 275€)


Inscrições e Informações:

Centro de Direito da Família Faculdade de Direito
Universidade de Coimbra
3004-545 Coimbra
Tel./Fax.: 239821043
Email: cdf@fd.uc.pt
www.lexfamiliae.org
www.centrodedireitodafamilia.org

1º Curso Intensivo - DIREITO DA FAMÍLIA E DA CRIANÇA


Informamos que vai realizar-se o 1º Curso Intensivo DIREITO DA FAMÍLIA E DA CRIANÇA nos dia 15 e 22 de Outubro próximo. Para aceder aos seus conteúdos poderá consultar o documento anexo em http://www.ispa.pt/ISPA/vPT/DFP/

Estamos ao dispor para qualquer informação adicional que necessite e esperamos que possa participar neste evento. Se conhecer potenciais interessados nesta temática, agradecemos que, se quiser, reencaminhe este mail.


Com os melhores cumprimentos,


Andreia Antunes

Atendimento/Secretariado

Departamento de Formação Permanente do ISPA - IU

Rua Jardim do Tabaco nº 34

1149-041 Lisboa

Telef: 218811785 Fax: 218860954

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Negligência e abandono escolar entre os maiores riscos


Mais de 68 mil menores em risco receberam acompanhamento no ano passado





Mais de 68 mil crianças estiveram em risco e foram acompanhadas pela Comissão de Protecção de Menores em 2010, refere o relatório de Avaliação de Actividade das Comissões de Protecção, apresentado ontem em Lisboa. O documento conclui que o volume global de processos continua a aumentar, mas a quantidade de novos casos tem vindo a diminuir. Em contrapartida, o número de casos transitados de anos anteriores aumentou face a 2009 - houve mais 337 -, assim como o número de processos reabertos, que foram mais 1365.

"Os processos reabertos aumentaram significativamente, mais de 33%", afirmou Ricardo Carvalho, secretário-executivo da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, citado pela Lusa. Durante o ano anterior, as comissões acompanharam 68 300 processos, que corresponderam ao envolvimento de 68 421 crianças em situações de risco, já que por vezes os procedimentos abrangem mais do que uma criança, como no caso de irmãos. Do total de processos, 34 753 transitaram de anos anteriores, 28 103 foram novos casos e 5444 foram reabertos.
As situações de perigo identificadas com mais frequência foram sobretudo negligência, seguida de exposição a comportamentos desviantes, como violência doméstica, e abandono escolar. Entre as situações de perigo identificadas com valores menos representativos estão a prática de crimes, o abandono, o abuso sexual e o uso de estupefacientes. Mas o número de casos de maus-tratos é superior ao de abandono escolar e o número de abusos sexuais é superior ao de abandono.
O abandono de crianças pela família aumentou desde há três anos, embora os casos continuem a ser residuais, contando-se perto de 300 situações destas. O documento destaca as medidas de apoio às crianças junto dos pais, havendo uma diminuição de medidas de separação do meio familiar.



Fonte: Lusa

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Abandono escolar está a aumentar por causa da crise



Os tempos difíceis que o país vive devido às medidas de austeridade estão a reflectir-se nas escolas. Este ano lectivo, há registo de abandono escolar antes da conclusão do nono ano. Nos últimos tempos, temos conhecimento de algumas escolas onde alguns alunos, por volta dos 15 anos, antes do nono ano, têm abandonado as escolas. Isso é preocupante. Três ou quatro ou dez casos que sejam são motivo de preocupação para as escolas”, denuncia Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares.

“Temos conhecimento de alguns na zona Sul, nas zonas urbanas e semi-urbanas, mas também nas zonas rurais”, acrescenta, sublinhando que há outra situação que “não podemos iludir: há muitos alunos que se mantêm na escola apenas porque a escola é o garante de uma refeição diária completa”.

A situação não é exclusiva deste ano lectivo e a preocupação aumenta, uma vez que as expectativas são que as dificuldades económicas não devem acabar em breve e, por outro lado, a escolaridade obrigatória passou para o 12º ano.

Manuel António Pereira destaca, contudo, que as famílias têm de perceber que a resposta à crise pode passar pela escola: “A escola é uma porta de entrada e não uma porta de saída. Acredito plenamente que uma das formas de sair da crise é a aprendizagem na escola", diz Manuel António Pereira
“Era importante que as famílias percebessem que uma das formas de sair da crise é a escola e a aprendizagem na escola. Em termos práticos, as escolas não podem fazer muito, a não ser continuar a trabalhar junto das famílias e ter os psicólogos e assistentes sociais junto das famílias para fazer esse tipo de trabalho”, defende.
Fonte: Lusa

Também em Albufeira houve um aumento do abandono escolar. Espero, em breve, poder trazer dados mais concretos, do nosso concelho, quanto a este flagelo que assola as escolas de Norte a Sul de Portugal e é uma das principais causas de sinalizações, e,consequente abertura de processo na nossa CPCJ.
Óscar Hilário

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PIT - Um falhanço anunciado no combate ao abandono escolar?


CDS e PS juntaram-se na aprovação do novo Estatuto do Aluno. Uma das medidas emblemáticas foi a criação de Planos Individuais de Trabalho para os alunos com excesso de faltas. O objetivo era generoso: impedir o abandono escolar desses alunos e recuperá-los para a escola e para a aprendizagem.
Um ano depois o balanço é esmagador: os PIT não funcionam, aumentam a carga burocrática dos professores e não conseguem recuperar os alunos.
A alternativa aos PIT é criar uma via profissional mais precoce. Esperar que o aluno atinja os 15 anos de idade é demasiado tarde para muitos.
O programa do governo aponta para a criação de um sistema dual, com uma via profissional bem articulada com as empresas, as quais poderão dispor de financiamento para aceitarem jovens em formação no local de trabalho.
A ideia é boa mas só funciona se estiver disponível para alunos com menos de 15 anos de idade.
A via profissional deve ser oferecida à saída do sexto ano de escolaridade. Alunos com negativa nos exames nacionais de português e matemática devem ser encaminhados para a via profissional. Um via aberta. Que permita aos alunos transitarem para a via académica e prosseguir estudos caso mostrem que são capazes.

domingo, 3 de julho de 2011

Uma excelente proposta...

Saudações,

Mais um ano..... e mais um retiro de Yoga para os mais jovens... desta vez na Quinta dos Milagres!!! (Dos 7 aos 14 anos)

Uma boa oportunidade para experienciar momentos únicos de diversão em contacto com a natureza e a filosofia do yoga, através de jogos, arte, alimentação saudável e saborosa e .... surpresas!!!!

Dêem uma vista de olhos no programa e ajudem na divulgação.


Retiro de na Qt.ª dos Milagres
Odiáxare / Sargaçal

7, 8, 9 e 10 de Julho de 2011
Programa

Quinta, 7
19h00 – Chegada/Acomodação
Jogos de apresentação
20h- Jantar
Apresentação do Programa

22h00 – Recolher

Sexta, 8
7h – Despertar/ higiene 7h30 – Aula de ioga 8h30 – Pequeno almoço
9h30 –Caminhada/ jogos “Janelas da Natureza” 11h30 – Tempo livre
13h – Almoço
15h30 – Arte na Natureza 17h - Piscina 18h 30 – Aula de ioga
20h00 – Jantar
22h – Olhar as estrelas e Deitar

Sábado, 9
7h00 – Despertar 7h 30–Aula de ioga
8h30 – Pequeno-Almoço 9h30 – Actividade Surpresa
13h 00 – Almoço 14h30 – Karma Yoga/ tempo livre
16h30 – Passeio/ jogos cooperativos 18h30 – Aula de ioga
20h00 – Jantar 21h30 – Meditação e histórias 22h - Recolher

Domingo,
7h00 – Despertar 7h30 – Ioga: Saudação ao Sol
8h30 – Pequeno Almoço 9h30 – Tempo livre
10h30 – Arrumação e Limpeza Geral 11h30 – Workshop de culinária
13h - Almoço
14h30 – Chá e bolo c/ os pais … Partilha de experiências e …

Até Breve



Contacto » Rui – 960 301 998 » 919 133 434
Preço » 111 € (incluí estadia, refeições e actividades/material) Inscrição/Sinal 50€
(Inscrições limitadas e confirmação com pagamento total até 5 dias antes)
Levar » saco cama, artigos de higiene pessoal, toalhas, chapéu, roupa e calçado confortável, (lanterna opcional)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Is there anybody out there...?



A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD) registou nos primeiros quatro meses deste ano um total de 766 desaparecimentos de jovens com idades entre os 12 e os 18 anos.

A APCD, organização não-governamental que assinala na quarta-feira o Dia Internacional da Criança Desaparecida com o lançamento de um manual de segurança infantil, regista também um total de 53 casos de crianças até aos 12 anos que desapareceram desde o passado mês de Janeiro.
Em 2010, a APCD, que presta apoio psicológico e jurídico às famílias de desaparecidos, somou 1.972 participações de jovens desaparecidos entre os 12 e 18 anos, enquanto o número de crianças até 12 anos sem paradeiro fixou-se em 115.
Patrícia de Sousa Cipriano, presidente da APCD, sublinha a importância do lançamento do manual de segurança infantil, que "veicula uma série de regras de segurança para proteção das crianças e procedimentos a ter em conta aquando do desaparecimento de uma criança", na quarta feira, para combater um fenómeno de crescente preocupação para a União Europeia.
"Foi com grande esforço e dedicação que compilámos estas regras, que vão ser distribuídas gratuitamente no site (www.ap-cd.pt), através de download, a partir do dia 25 de Maio. Todos os cidadãos poderão aceder a regras básicas de protecção de uma criança, sem qualquer custo", refere.
Fonte:DN

terça-feira, 21 de junho de 2011

Curso de Avaliação Psicológica e Diagnóstico em Crianças e Jovens - Silves

Realiza-se nos dias 1, 2, 8 e 9 de Julho de 2011 na Biblioteca Municipal de Silves.

o vaor é de 50€ sendo o curso presencial de 25 horas

Veja mais informações no folheto disponível:http://www.educarte.com.pt/

Envie a sua inscrição para:

A/C Ana Paiva, Câmara Municipal de Silves, Largo do Município, 8300-117 SILVES

ou através de psicologia@cm-silves.pt ou ana.paiva@cm-silves.pt ou 282440800/ext.420